Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Barra Barra (//) a casa da internet “portuguesa”
Marta Moreira Dias
.PT Board of Directors
06-05-2022
Barra Barra (//) a casa da internet “portuguesa”
Isso da internet "portuguesa” não existe! Dê-nos uma oportunidade para explicar, por favor. Sabemos e concordamos. A poucos dias da assinatura da ambiciosa Declaração sobre o Futuro da Internet, subscrita por mais de 60 países, onde se inclui Portugal, falar em internet portuguesa é ir ao arrepio de um princípio basilar, a internet é, e queremos que assim continue, una, global e não fragmentada. Se formos rigorosos, este, permitam-nos o anglicismo, wishfull thinking já nem é integralmente verdade, mas também não é esse o tema que nos traz aqui hoje. Avancemos.

Por estes dias, a casa da internet "portuguesa” abriu as suas portas: o .PT, que é responsável pelo registo e manutenção de nomes de domínio (endereços internet) sob o código de duas letras que identifica Portugal na Internet, o .pt, passou a ter uma sede própria que proximamente será oficialmente batizada ou inaugurada, como queiram. Levantamos de imediato o véu, o nome escolhido é Barra Barra (//). Neste blog, até já explicámos o racional desta opção. Dito isto, é literalmente a nossa primeira casa que vos queremos apresentar hoje. 

Na linha do tempo fixemo-nos só neste horizonte dos 9 anos da constituição da Associação DNS.PT (.PT), dos 31 anos do registo do primeiro nome de domínio e dos 34 anos da delegação do .pt. Muito tempo. Mas foi justamente agora, no momento em que de novo fomos nomeados como o ccTLD que mais cresceu a nível europeu, que iniciamos uma nova era com a primeira sede própria, o que nos dá um orgulho infinito. Isto só foi possível porque os nossos associados, os nossos parceiros e todos aqueles que registam em .pt acreditaram em nós. É também por isso, que o Barra Barra (//) não é só do .PT, o Barra Barra (//) é uma casa para pessoas e organizações que apostam e acreditam num Portugal mais digital, mais inclusivo, mais inovador e mais sustentável. Queremos ser um hub tecnológico, queremos continuar, também aqui e dentro do possível, ao serviço das portuguesas e dos portugueses. 

O Barra Barra (//) é por isso – e só por isso – a casa da internet "portuguesa”!



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts