Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Glossário

A
ACEPI
A ACEPI - Associação da Economia Digital é uma organização portuguesa que promove o desenvolvimento e a utilização da economia digital em Portugal, incentivando a transformação digital de empresas e a adoção de tecnologias emergentes.
ANACOM
A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações é a autoridade reguladora nacional no âmbito das comunicações, para efeitos do disposto no direito da União Europeia e na legislação nacional. 
APDC
A APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é uma organização que promove o desenvolvimento e a modernização das comunicações e tecnologias de informação em Portugal, facilitando o diálogo entre empresas, governo e sociedade.
ARBITRARE
O ARBITRARE é um centro de arbitragem especializado na resolução extrajudicial de conflitos relacionados com a propriedade industrial, nomes de domínio, firmas e denominações, promovendo soluções rápidas e eficazes fora dos tribunais.
Avaliador Técnico
O Avaliador Técnico é uma ferramenta que permite aferir se a configuração dos servidores de DNS indicados para um determinado domínio está correta ou se apresenta algum erro.
B
C
ccNSO
Country Code Names Supporting Organisation (ccNSO) é um organismo dentro da estrutura da ICANN criado para e pelos gestores de ccTLD's, proporcionando um fórum para os mesmos se reunirem e discutirem questões atuais e de interesse para os ccTLD's numa perspetiva global. Proporciona, ainda, uma plataforma para fomentar o consenso, a cooperação técnica e o desenvolvimento de competências entre ccTLD's e facilita o desenvolvimento de melhores práticas para os gestores de ccTLD's. É também responsável pelo desenvolvimento e recomendação de políticas globais ao Board da ICANN no âmbito de questões relacionadas com ccTLD's.

ccTLD
Country code top-level domain (ccTLD), designado em português de domínio de topo de código de país, é o domínio de topo na Internet geralmente usado ou reservado para um país ou um território dependente. O .pt é o domínio de topo correspondente a Portugal, delegado pela IANA – Internet Assigned Numbers Authority a 30 de junho de 1988, (RFC 1032, 1033, 1034 e 1591).
CEGER
O CEGER é o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo e o apoia nas tecnologias de informação e de comunicações e nos sistemas de informação. O CEGER é a entidade responsável pela gestão de domínio sob gov.pt. 

CENTR
O CENTR - Council of European National Top-Level Domain Registries é uma associação sem fins lucrativos que reúne os registries de domínios de topo com código de país (ccTLD) da região europeia. O CENTR proporciona um fórum onde os seus membros podem debater questões estratégicas que afetam os registries de ccTLD's na sua região.

CNCS
O CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança é a entidade responsável por coordenar a cibersegurança em Portugal, promovendo a proteção das infraestruturas críticas e a resiliência do ciberespaço nacional.
D
DECO
A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor é uma organização que protege os direitos dos consumidores em Portugal, oferecendo aconselhamento, apoio jurídico e promovendo campanhas de informação e educação.
DNS
O DNS - Domain Name System é uma das ferramentas fundamentais para o funcionamento da Internet, efetuando a resolução de nomes de domínio em endereços IP e vice-versa.
DNS Abuse
Corresponde a um nome de domínio que sustenta, de forma intencional ou não intencional, atividades de disseminação de malware, phishing, pharming, botnets e/ou spam. 

DNSSEC
DNSSEC- Domain Name System Security Extensions é uma tecnologia que ajuda a proteger as pesquisas de nomes de domínio, ao incorporar uma cadeia de assinaturas digitais no processo de pesquisa. Ao utilizar DNSSEC, os servidores de resolução podem determinar se as respostas às consultas que recebem foram geradas por servidores DNS autenticados. Ao aceitar apenas resultados de consulta autenticados, os servidores de resolução podem impedir que atacantes sequestrem o processo de pesquisa e encaminhem os utilizadores para websites fraudulentos.
Domínio
Um domínio é um nome de fácil memorização que serve para localizar e identificar computadores na Internet.
E
Endereço IP
Valor numérico que identifica de forma única um dispositivo ligado à Internet. O Protocolo Internet (IP) utiliza endereços IP para encaminhar os blocos de informação para os destinos pretendidos.
EPP
EPP - Extensible Provisioning Protocol é um protocolo utilizado para comunicação eletrónica entre um registrar e um registry para fornecimento (criação, alteração e remoção) de registos de nomes de domínio.

F
FCCN
A FCCN é a Unidade de Computação Científica da FCT, que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Portugal. 
FCT
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. É um instituto público de regime especial sob tutela e superintendência do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.  
G
gTLD
É a classe de domínios de topo que inclui os domínios de uso genérico, como .com, .net, .edu e .org. Esta classe também inclui domínios associados ao Programa de Novos Domínios Genéricos de Topo (Programa de Novos gTLDs), que inclui nomes como .futbol, .istanbul e .pizza, e nomes noutros alfabetos e línguas. A ICANN coordena o desenvolvimento das regras e políticas que regem o registo de nomes de domínio nos gTLDs.

H
Hostname
O nome de um dispositivo utilizado para o identificar quando ligado a uma rede ou à Internet. Por vezes, um hostname é considerado apenas a parte mais à esquerda de um nome de domínio totalmente qualificado, por exemplo, em www.pt.pt, o hostname pode ser www.
HTTP
O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é uma família de protocolos sem estado, ao nível da aplicação, de pedido/resposta que partilham uma interface genérica, uma semântica extensível e mensagens auto-descritivas para permitir uma interação flexível com sistemas de informação de hipertexto baseados na rede.

I
IANA
A IANA - Internet Assigned Numbers Authority é a entidade a quem cabe um conjunto de funções de coordenação da Internet relacionadas com a garantia da atribuição de parâmetros de protocolo globalmente únicos, incluindo a gestão da raiz do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e do espaço de endereços do Protocolo Internet (IP).

ICANN
A ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers é uma organização global multiparticipada e sem fins lucrativos responsável pela coordenação da manutenção e dos procedimentos de várias bases de dados relacionadas com os espaços de nomes e os espaços numéricos da Internet, garantindo o funcionamento estável e seguro da Internet. A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada.  

IDN
Internationalized Domain Name corresponde a um nome de domínio composto por caracteres especiais do alfabeto, a saber: á; à; â; ã; ç; é; ê; í; ó; ô; õ e ú. 

IGF
O Internet Governance Forum (IGF) é uma plataforma de diálogo que reúne todas as partes interessadas/Stakeholders, públicos e privados, a academia, a comunidade técnica da Internet e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, como deve ser governada a Internet, tema cada vez mais relevante nos panoramas nacional e internacional. O trabalho do IGF culmina em reuniões anuais, onde os participantes discutem questões atuais e críticas, partilham boas práticas e trocam recomendações políticas. Os resultados do IGF são transmitidos aos órgãos de decisão mundiais e nacionais. 
INPI
O INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial é a entidade portuguesa responsável pelo registo e proteção de direitos de propriedade industrial, como patentes e marcas, promovendo a inovação e a competitividade empresarial.
IPv4
O Internet Protocol versão 4 permite que qualquer tipo de equipamento se conecte à Internet de forma individualizada, adquirindo um endereço composto por 4 grupos de até 3 dígitos, separados por um ponto.
IPv6
O Internet Protocol versão 6 (também anteriormente referenciado como IP nova geração ou IPng) destina-se a suportar o crescimento continuado da Internet, tanto em termos de dimensão como de funcionalidades, disponibilizando, em relação ao IPv4, um espaço de endereçamento significativamente alargado, bem como outros melhoramentos. Mais informações sobre o serviço de DNS em IPv6 ver o RFC1886 em http://www.ietf.org/rfc/rfc1886.

ISP
ISP- Internet Service Provider fornece acesso à Internet a organizações e indivíduos. Para além do acesso à Internet, os ISP fornecem também serviços como alojamento web, correio eletrónico e voz sobre protocolo Internet (VoIP).
J
K
L
LusNIC
A LusNIC - Associação de ccTLD’s de Língua Portuguesa junta as entidades competentes pela gestão, registo e manutenção de domínios de topo (ccTLD’s, country code Top Level Domains) dos países de língua oficial portuguesa.
M
N
Nic-handle
É um identificador único (alfanumérico) dos responsáveis pelo nome de domínio no sistema de registo e gestão de domínios .pt. Sempre que uma pessoa/entidade se regista online pela primeira vez, é-lhe atribuído um Nic-Handle, que lhe será devidamente comunicado. O Nic-Handle deve ser usado no registo de nomes de domínio pois poupa tempo e ajuda a garantir a coerência e precisão da informação.
O
P
Protocolo Registry-Registrar
Contrato entre um registry e um registrar, que define as condições em que um registrar aceita prestar serviços de registo de nomes de domínio de um determinado domínio de topo.
Punycode
É uma forma universal de representação de domínios no formato ASCII, independentemente da sua codificação original.
Q
R
Registrant
Pessoa singular ou coletiva que assume a qualidade de titular do nome de domínio ou de mero requerente antes de validada, pelo .PT, a conformidade do registo com as Regras de Registo de .pt. 
Registrar
Entidade através da qual se registam nomes de domínio. Durante o processo de registo, o registrar (agente de registo) verifica se o nome de domínio solicitado cumpre os requisitos do registo e submete o nome ao registry. Os registrars são também responsáveis pela recolha das informações necessárias dos registrants e pela disponibilização dos dados destes através do WHOIS. Após o registo, os registrants podem atualizar as definições dos seus domínios através dos seus registrars.

Registry
Entidade responsável pelo registo, gestão e manutenção de domínios sob um determinado domínio de topo (TLD). 
Registry Lock Service
O Registry Lock é um serviço premium prestado pelo .PT que fornece uma proteção adicional de segurança aos dados associados a nomes de domínio, evitando alterações, transferências ou remoções não autorizadas. 
RIR
Existem cinco RIS - Registries Regionais de Internet no mundo. Os RIRs gerem, distribuem e registam os recursos numéricos da Internet (espaço de endereçamento IPv4 e IPv6 e números de Sistema Autónomo (AS)) nas suas respetivas regiões. 
S
Servidor de raiz
Servidor de nomes autoritário que responde a consultas sobre o conteúdo da zona raiz.
Servidores de nomes
Servidor dentro do Sistema de Nomes de Domínio que responde a perguntas sobre um nome de domínio, por exemplo, fornecendo o seu endereço IP.
T
TLD
Top Level Domain (domínio de topo) é um dos componentes dos endereços de Internet. Cada nome de domínio na Internet consiste de alguns nomes separados por pontos, e o último desses nomes é o domínio de topo, ou TLD. Por exemplo, no nome de domínio exemplo.pt, o TLD é .pt. Os TLD's dividem-se em duas classes: domínios de topo genéricos, gTLD's, (por exemplo, .com, .net, .edu) e domínios de topo com código de país, ccTLD's (por exemplo, .pt, .es, .br).
TLD ISAC
O TLD ISAC é uma iniciativa europeia que visa fortalecer as capacidades de cibersegurança e a resiliência dos domínios de topo europeus através da partilha de informação, colaboração e promoção de boas práticas.
U
V
W
WHOIS
WHOIS é um serviço onde é possível encontrar informação associada a um nome de domínio, nomeadamente titular, entidade gestora, informação técnica, data registo e de expiração.  

X
Y
Z
Zona Raiz
Está no topo da hierarquia do Sistema de Nomes de Domínio. A zona raiz contém todas as informações necessárias para encontrar domínios de topo. Cada edição da zona raiz tem um número de série único. Espera-se que todos os servidores de raiz tenham e respondam a consultas sobre a edição atual da zona raiz.

Voltar ao topo