Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Ecossistema de Parcerias 

A missão do .PT está centrada na gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo .pt e, decorrente desta, a dinamização da internet em Portugal, na qual assenta a necessária colaboração institucional e a inovação.

A natureza jurídica do .PT acompanhada pela sua gestão multiparticipada e por aquilo que são os princípios plasmados nos seus Estatutos, constituem fundamento bastante para parte considerável da atividade da organização ter na sua base um trabalho fruto da colaboração com terceiros, sejam eles os associados FCT, DECO e ACEPI, seja qualquer entidade parte do vasto leque de membros do Conselho Consultivo seja, por fim, todos aqueles que chegam até nós com projetos e iniciativas enquadráveis no nosso âmbito de ação. 

LusNIC - Associação de Registries de Língua Portuguesa

lusnic

Um encontro de vontades e necessidades comuns levou os responsáveis pela gestão dos registries de língua portuguesa a chegar ao acordo de constituição formal da LusNIC, como associação de direito privado com objeto de cooperação institucional multilateral entre os registries de língua portuguesa no âmbito das suas áreas de intervenção.

A LusNIC junta as entidades competentes pela gestão, registo e manutenção de domínios de topo (ccTLD’s, country code Top Level Domains) dos países de língua oficial portuguesa. Estas entidades, também designadas de registries, representam: .pt de Portugal, .br do Brasil, .cv de Cabo Verde, .gw da Guiné-Bissau, .st. de São Tomé e Príncipe, .ao de Angola e, desde setembro de 2023, o .mz de Moçambique.

O .PT confere apoio, formação técnica, desenho de políticas e, de forma genérica, a criação de sinergias na área do DNS e da segurança e resiliência dos sistemas de suporte a alguns dos membros da LusNIC. 

Veja a brochura institucional aqui 

ODS:
   

Selo de Confiança CONFIO.PT


Com o intuito de promover as boas práticas no comércio eletrónico em particular, e na utilização da internet em geral, garantir a credibilidade das lojas online e a segurança para os consumidores nas compras online, a Associação DNS.PT, a ACEPI - Associação da Economia Digital e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor assinaram um protocolo no âmbito do qual desenvolveram a iniciativa CONFIO.PT e que culminou com o lançamento da marca de confiança na internet, o selo Confio.

O CONFIO.PT é uma iniciativa única a nível nacional que, além da parceria entre as três associações portuguesas, inclui uma parceria com a associação europeia Ecommerce Europe, através da qual é também disponibilizado o Selo Digital Europeu – o "Trust Ecommerce Europe, que permite às empresas portuguesas apresentarem-se no mercado internacional de comércio eletrónico em pé de igualdade com as suas congéneres internacionais, e assim aproveitarem as enormes oportunidades de um setor em franco crescimento em Portugal, na Europa e no resto do mundo.

ODS:
   

Centro Nacional de Cibersegurança

No caso concreto da segurança, e em linha com o definido na Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, trabalhamos de forma próxima com a Autoridade Nacional de Cibersegurança - o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Ainda nesta linha destacam-se as ações de colaboração estreita com o CERT.PT, serviço integrante do CNCS que coordena a resposta a incidentes envolvendo entidades do Estado, operadores de serviços essenciais, operadores de Infraestruturas Críticas nacionais e prestadores de serviços digitais.

ODS:
    

Fundação Portuguesa das Comunicações

O .PT assinou, em 2018, um protocolo de colaboração com a Fundação Portuguesa das Comunicações, que se traduz na presença do .pt no Museu das Comunicações. Com esta parceria, o .PT é reconhecido como um marco na história das comunicações em Portugal.

Em 2021, o .PT passou a integrar a exposição permanente do Museu das Comunicações, assinalando assim a importância do .pt no passado, presente e futuro das comunicações em Portugal. Neste novo espaço, os visitantes podem verificar se um determinado nome de domínio está disponível (por exemplo, o nome que gostariam de dar ao seu site .pt), ver em tempo real o número de registos em .pt e conhecer melhor o .PT através do vídeo institucional.

ODS:
   

Centro de Operações de Segurança - PTSOC

O PTSOC é o Centro de Operações de Segurança do .PT e tem como objetivo aprofundar as capacidades de deteção, resposta e prevenção de incidentes de segurança e ameaças de cibersegurança e os níveis de cooperação no contexto do ecossistema da gestão nomes de domínio, em particular com a autoridade nacional, os registrars de .pt e a comunidade de utilizadores, contribuindo para a preservação de um ciberespaço seguro e confiável sob .pt.

ODS:
    

Associação ENSICO

O .PT é membro fundador da Associação ENSICO que tem como objetivo, em termos gerais, a promoção e o apoio ao ensino da computação ao nível do ensino obrigatório em Portugal. Para o efeito, a Associação propõe-se a promover e valorizar a computação e contribuir para a sua implementação como disciplina fundamental e solidamente estabelecida em todo o ensino obrigatório, promover e aumentar o nível de confiança, motivação e qualificação dos docentes que se dedicam ao ensino da computação e promover a qualidade da docência da computação, tornando-a atrativa para os licenciados em Ciências da Computação e áreas afins.

ODS:


Memorando de Entendimento .PT/Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O .PT e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) assinaram um Memorando de Entendimento, sob o alto patrocínio do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Manuel Heitor.

O Memorando formaliza o âmbito do apoio e colaboração que tem pautado a relação entre estas entidades, sobretudo no que respeita à promoção e desenvolvimento das competências digitais dos cidadãos, ao abrigo da iniciativa nacional INCoDe.2030. Nessa medida, o acordo compreende em concreto um conjunto de medidas direcionadas para cinco eixos de ação – Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação. No articulado ainda se prevê o apoio e envolvimento institucional do .PT na criação e subsequente operação da recém-criada Associação E-Computação, cujo objeto está centrado na promoção a diversos níveis do ensino da computação em toda a escolaridade obrigatória em Portugal.

O .PT é parceiro da iniciativa nacional INCoDe.2030, programa através do qual se pretende melhorar o posicionamento e a competitividade do País, de forma a garantir um lugar de destaque em competências digitais no período 2017-2030.

ODS:
   

APDC 

O .PT é associado da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. Neste âmbito participa no Diretório das TIC, realizado pela APDC e pela IDC, e que é apresentado anualmente, durante o Congresso da APDC.

ODS:


"Memorando de Entendimento: Ofertas Legais” e "Acordo Streaming Live”

O .PT está envolvido, ainda que de forma imparcial e tecnicamente credível, no alojamento e manutenção técnica das plataformas de suporte às iniciativas formalizadas via "Memorando de Entendimento: Ofertas Legais” e "Acordo Streaming Live”. Em ambos os casos, a colaboração decorre da parceria, já iniciada em 2013, com a Inspeção-Geral das Atividades Culturais.

ODS:
 

Arquivo.pt 

Na sequência do protocolado com a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., é disponibilizada pela Associação DNS.PT a lista completa e atualizada dos domínios registados sob .pt, o que está na base do serviço Arquivo.pt, que visa a preservação de conteúdos disponíveis na internet nacional e sua disponibilização à comunidade científica e ao público em geral.

ODS:
 

Colaboração Internacional

Além-fronteiras a nossa colaboração estende-se ainda na representação, como membros ou/e participantes em grupos de trabalho, em organismos como o CENTR, o ICANN, o EuroDIG, o DNS-OARC, o RIPE NCC e o IGF

No âmbito do Fundo de Relações Bilaterais, o .PT e a ISNIC, congénere do .PT na Islândia, estabeleceram uma parceria, com foco na comunicação e na cooperação internacional. 
Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado em maio de 1992, três Estados da EFTA – Noruega, Islândia e Liechtenstein tornaram-se parceiros no mercado interno dos Estados-Membros do Mercado Único Europeu. As partes estabeleceram um Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, conhecido como EEA Grants, através do qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein apoiam financeiramente os Estados-Membros com maiores desvios em relação à média europeia do PIB per capita, incluindo Portugal. Os principais objetivos são reduzir as disparidades económicas e sociais no contexto do EEE e reforçar as relações bilaterais entre os países doadores e os países beneficiários. Os EEA Grants apoiam cinco programas: Crescimento Azul, Ambiente, Conciliação e Igualdade de Género, Cultura e Cidadãos Ativ@s.
Adicionalmente, existe, para além destes cinco programas, o Fundo de Relações Bilaterais. Este fundo pretende apoiar iniciativas que visem o fortalecimento das relações entre Portugal e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein. A Islândia faz parte do Espaço Económico Europeu (EEE), o que lhe permite participar no Mercado Único Europeu sem ser um membro de pleno direito. O .PT estabeleceu, então, contacto com a ISNIC, que aceitou prontamente ser nossa parceira e desenvolver uma campanha que realçasse a importância da sustentabilidade e da cibersegurança para o crescimento de um ccTLD e, consequentemente, para as empresas (principalmente PMEs que são o grosso do nosso mercado) e para o país. Com esta campanha, denominada "Raízes Atlânticas, Futuro Digital”, pretendemos aumentar a presença digital de pessoas e empresas, através de campanhas, eventos, material promocional, formação e workshops, cooperação e troca de experiências entre os dois países. 
Esta parceria arrancou com a participação no evento IDC Directions, no passado dia 3 de outubro, dia em que celebrámos 33 anos do registo do primeiro domínio .pt, e culminará no início do próximo ano com a apresentação de um case study ao CENTR, a associação de registries de ccTLD’s europeus, da qual o .PT e a ISNIC fazem parte, sobre como dois países de pequena dimensão, um da UE e outro de fora da UE, podem cooperar.   

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Noruega, a Islândia e o Lichenstaien são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da união Europeia. 
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicos e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. 
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e países beneficiários. 


ODS: