Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Eduardo Duarte
IT Director do .PT
27-07-2020
A origem do barra barra
Olá e seja bem-vindo ao meu primeiro artigo no BARRA BARRA. Hum, barra barra... De onde vem este nome? Os mais antigos lembrar-se-ão certamente dos antípodas da Internet. Nessa altura, onde não existiam os atuais motores de pesquisa, sempre que trocávamos endereços dizíamos algo como "A página é: h t t p dois pontos barra barra w w w ponto d n s ponto p t”, e se não introduzíssemos o endereço exatamente assim não conseguiríamos ir ter onde era suposto. 
 
Nessa altura, aquilo que atualmente conhecemos como um web browser era mais do que isso. Para além de bits e bytes transferidos em hypertext protocol, vulgo http, também conseguíamos navegar em ftp’s (File Transfer Protocol) e outros protocolos utilizados então. 
 
Ao longo dos anos, a dominância do http fez com que os web browsers e outros softwares começassem a dispensar outros protocolos e a focar-se, cada vez mais, no http. Esta dominância face aos outros protocolos foi-se tornando cada vez mais evidente e fomos perdendo a noção de que existem outros campos que fazem parte do URL.
 
Penso que todos já tenham ouvido a expressão, mas o que é um URL? URL é o acrónimo de Uniform Resource Locator, que é a forma como é descrito um endereço na Internet e que, como tudo na Internet, cumpre um standard. Ora o URL é dividido em diversas partes variáveis, a saber: o esquema ou protocolo, a autoridade, o caminho, o recurso, a query string e o fragmento

Voltemos, no entanto, ao início e foquemo-nos na "autoridade”, esta componente tem a seguinte forma: //[userinfo@]host[:port], ou seja, o barra barra representa no URL o início da "autoridade”, sendo que é esta parte que contem o domínio, ou seja, o barra barra é precursor do domínio.
 
Também para o .PT o BARRA BARRA é precursor de uma nova maneira de comunicar e, de certo modo, numa abordagem mais livre, de um .PT mais próximo.




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts