Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Maria Monteiro
Vice-chair Administrative Working Group
02-11-2023
As conexões de Portugal com a Europa
No mundo da Internet, onde a evolução é constante, os registos de domínios desempenham um papel fundamental para garantir o bom funcionamento da rede e impulsionar a sua utilização generalizada. É neste contexto que várias associações se reúnem para discutir e cooperar naquele que é o universo dos domínios de topo. Uma dessas organizações é precisamente o CENTR, a associação de Registries de domínios de topo com código de país (ccTLDs) europeus, da qual o .PT tem a honra de fazer parte. 

Com uma organização dinâmica e mais de 50 membros efetivos e 8 membros associados, o CENTR reúne em si os responsáveis por mais de 80% de todos os nomes de domínio registados no mundo. Assumindo-se como um fórum que propicia a discussão de projetos e políticas que afetam os ccTLDs. O efetivo espírito colaborativo do CENTR está nos seus vários grupos de trabalho, que permitem a colaboração e partilha entre congéneres em diversas áreas. Cada grupo aborda um conjunto único de questões e oportunidades, como: Marketing, Investigação & Desenvolvimento, Questões Técnicas, Questões Administrativas, Segurança e Questões Legais e Regulamentares, todas elas vitais para o panorama dos registos de domínios.

Dentro destes grupos, dou particular destaque ao Administrative Working Group, uma vez que é neste que se concentra parte do meu trabalho. Este aborda uma ampla diversidade de tópicos críticos, focando-se principalmente nas interações diárias entre Registries e Registrars, assegurando o bom funcionamento dos processos e serviços. O seu âmbito de atuação inclui ainda a abordagem de tópicos como a implementação de processos administrativos para a gestão de domínios, a qualidade dos dados e o aumento da satisfação dos clientes. É também neste espaço que são monitorizadas as tendências da indústria de ccTLDs, contribuindo de forma consistente para a melhoria das práticas de administração de nomes e a cooperação ao nível de lançamento de novos produtos e serviços. 

O .PT tem atualmente dois colaboradores que desempenham funções de Vice-Chair em grupos de trabalho do CENTR, mais concretamente no Administrative e Legal and Regulatory Working Group. Estes desempenham um papel fulcral na gestão de orçamentos, monitorização e comparação de dados e tendências dos vários ccTLDs europeus e identificação de oportunidades de cooperação entre as várias áreas, participando ativamente no intercâmbio de conhecimentos.

A nossa participação no CENTR é fundamental uma vez que nos permite estar na vanguarda das melhores práticas de registo e gestão de domínios, beneficiando todos os Registrants, Registrars e parceiros do .pt. Ao participar ativamente no CENTR, não só partilhamos as nossas ideias, como também adquirimos conhecimentos e experiência valiosos da comunidade mais vasta de registos de domínios de topo com código de país, criando conexões com os nossos pares.

No .PT estamos empenhados em garantir uma presença online robusta e segura para todas as partes envolvidas e o nosso compromisso com os grupos de trabalho do CENTR é apenas uma das formas através das quais contribuímos para este objetivo. 



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts