Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

.PT Legal & Corporate Affairs
21-07-2023
A estratégia da Comissão Europeia para a Web 4.0 e os metaversos
"Metaverso", "metadados", "inteligência artificial" e tantos outros conceitos associados à chamada versão 4.0 da Web, estão hoje no topo da agenda comunitária para o digital. Numa abordagem muito básica, a Web 4.0 conceitualiza uma nova era da Internet que tem na sua essência a inteligência artificial. A Comissão Europeia (CE) apresentou recentemente a sua visão sobre a Web 4.0 e os mundos virtuais (metaversos), numa abordagem em prol da abertura, da segurança e do respeito pelos direitos digitais:

"The EU should act now to become a major player in nascent markets related to Web 4.0 and virtual worlds, upholding EU values and fundamental rights and ensuring that people are protected and empowered".

Esta nova geração da Internet permitirá uma integração entre objetos e ambientes digitais e reais, e interações reforçadas entre humanos e máquinas, pelo que o objetivo da CE é o de viabilizar a existência de mundos virtuais abertos, interoperáveis e inovadores que possam ser utilizados de forma segura e com confiança por todos. Esta nova estratégia pretende ainda acelerar a transição tecnológica da União Europeia (UE) e potenciar a liderança comunitária nos mundos virtuais.

A visão da CE reflete os valores e princípios da UE e encontra-se em linha com os objetivos para 2030 do Programa Década Digital (ver oquedizalei.pt aqui).

Pretende-se, assim, capacitar as pessoas, promover o acesso a informações confiáveis e construir um "banco de talentos" de especialistas do mundo virtual. Já no que respeita às empresas, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de um ecossistema industrial europeu da Web 4.0, para aumentar a excelência e combater a fragmentação. Aos governos cabe apoiar o progresso social e os serviços públicos virtuais, para aproveitar as oportunidades que os mundos virtuais podem oferecer. 

Vivemos claramente tempos de mudança...



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts