Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

.PT e Cisco celebram protocolo para desenvolvimento de programas de qualificação profissional no âmbito da capacitação digital

17-02-2023
.PT e Cisco celebram protocolo para desenvolvimento de programas de qualificação profissional no âmbito da capacitação digital
17-02-2023
O .PT e a Cisco assinaram protocolo de cooperação para promover o desenvolvimento de competências digitais básicas e avançadas, através de programas conjuntos de evolução e qualificação profissional.

Esta colaboração vai permitir integrar o programa Cisco Networking Academy® (NetAcad) no plano de atividades do .PT, disponibilizando gratuitamente cursos, apoio, ferramentas e sistemas abrangidos pela plataforma. Prevê ainda a criação de programas conjuntos de desenvolvimento e qualificação profissional, como a organização de aulas técnicas ou de workshops de divulgação e utilização do portal para developers Devnet, estimulando a criação de projetos empreendedores e alargando o conhecimento das tecnologias e da sua aplicação.

"O .PT e a Cisco partilham a vontade de fomentar a adesão ao ensino das tecnologias de informação e comunicação, e veem a necessidade de evolução das práticas e currículos educacionais e de inovação existentes. O protocolo conjunto que hoje formalizamos está alinhado com estas metas e visa fortalecer o enriquecimento de competências digitais de empresas e cidadãos e cidadãs, indispensáveis à transformação digital em curso”, afirma Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT.

"É com enorme espírito de compromisso que assinamos este protocolo com o .PT, que visa promover o desenvolvimento de competências digitais básicas e avançadas em Portugal. A Cisco, no seu programa de aceleração digital, através da Cisco Network Academy, tem como um dos seus principais objetivos a capacitação digital das diferentes populações em Portugal. Este centro de formação do .PT será uma infraestrutura importante para fomentar a adesão ao ensino das tecnologias de informação, desenvolvendo competências digitais para acelerar a inovação em Portugal”, refere Miguel Almeida, Diretor-Geral da Cisco Portugal.

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito da sessão ‘Inovação, Conhecimento e Cibersegurança’, que teve lugar ontem no Barra Barra, sede do .PT, e contou com a participação do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, e do Diretor Geral da Cisco Portugal, Miguel Almeida.

O primeiro curso de "Introdução à cibersegurança” já está disponível e visa capacitar os cidadãos e empresas para a utilização dos meios tecnológicos conhecendo os riscos e as boas práticas que devem adotar no seu dia-a-dia. Inscreva-se já aqui!