Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

LusNIC – Associação de Registries de Língua Portuguesa formalmente constituída

LusNIC – Associação de Registries de Língua Portuguesa formalmente constituída

23-09-2015
LusNIC – Associação de Registries de Língua Portuguesa formalmente constituída
LusNIC – Associação de Registries de Língua Portuguesa formalmente constituída
23-09-2015

A LusNIC – Associação de Registries deLíngua Portuguesa foi hoje formalmente constituída, no e-Show Portugal, integrandopara já o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe. Angolamanifestou também já formalmente interesse em fazer parte da Associação. 

Um encontro de vontades e necessidadescomuns levou os registries dos domínios de topo de língua portuguesa .br,.cv,  .gw, .pt e  .st a chegar ao acordo de constituição formalda LusNIC, como associação de direito privado com objeto de cooperaçãoinstitucional multilateral entre os mesmos no âmbito das suas áreas deintervenção.

A língua portuguesa tem aproximadamente 280milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo e a maisfalada no hemisfério sul. Dados recentes revelam que na Internet o português jáé a quinta língua mais utilizada e nas redes sociais – Facebook e Twitter – é aterceira; existem cerca de 32 milhões de falantes de língua portuguesa fora dospaíses de origem.

A nível mundial existem cerca de 260ccTLD’s. O CENTR é a organização europeia, da qual o .pt é membro, que agregahoje 52 dos registries da Europa. Assinala-se a existência de organizações comoa Latin American and Caribbean Association of ccTLDs (LACTLD), a Asia PacificTop Level Domain Name Association (APTLD) e a African Top Level DomainAssociation (AfTLD) com idêntico cariz regional, onde a cooperação edesenvolvimento de um objetivo comum é já prosseguido num pressuposto delocalização geográfica comum.

O circunstancialismo ora descrito levou àsedimentação da ideia de criar uma associação dos registries de línguaportuguesa, cuja missão central estará focalizada nos seguintes princípiosgerais:

• Cooperar e partilhar conhecimento nasáreas de intervenção dos ccTLD’s em matérias técnicas e de segurança, legais,de promoção e divulgação e de desenvolvimento de políticas comuns;

• Envidar ações conjuntas para potenciar ocrescimento sustentado dos domínios de topo de língua portuguesa;

• Promover e colaborar na defesa dosinteresses do ccTLDs de língua portuguesa;

• Promover a utilização da língua e dosconteúdos portugueses na Internet.

Mais informações disponíveis em www.lusnic.org