Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

DNS.PT e DECO voltam a convidar os jovens portugueses para criarem webites originais

DNS.PT e DECO voltam a convidar os jovens portugueses para criarem webites originais

05-11-2015
DNS.PT e DECO voltam a convidar os jovens portugueses para criarem webites originais
DNS.PT e DECO voltam a convidar os jovens portugueses para criarem webites originais
05-11-2015
O Concurso SITESTAR.PT desafia os jovens a criarem websites sobre os seus projetos e atividades nas áreas da ciência, da inclusão social, das artes e do desporto, promovendo a literacia digital e o respeito pelos direitos de autor.

O DNS.PT e a DECO promovem a 3ª edição do Concurso SITESTAR.PT, uma iniciativa que convida a comunidade educativa a concorrer com as suas ideias para o desenvolvimento de websites com conteúdos em português e sob o domínio.pt durante o ano letivo de 2015/2016.

Nas duas edições anteriores, este concurso já contou com a inscrição de mais de 400 equipas e com o envolvimento direto de 1035 alunos e de 169 professores. Em resultado, foram criados e desenvolvidos 107 websites com informação e divulgação de atividades, projetos e iniciativas de diferentes naturezas.

A partir de dia 5 de novembro, os jovens (entre os 14 e os 18 anos) podem fazer a sua inscrição no concurso em www.sitestar.pt. Para as 120 melhores ideias oferecemos um domínio .PT, uma ferramenta para construir o site, o alojamento técnico e ainda caixas de e-mail durante 12 meses. Os 12 melhores websites, nas diferentes categorias, serão premiados. Este ano, o concurso tem uma nova categoria destinada aos jornais digitais das escolas, designada "Notícias na Escola”.

Conhecendo as práticas e consumos mediáticos e digitais deste público, o objetivo deste concurso é incentivar os jovens a utilizar a Internet e as suas ferramentas e a criar websites enquanto editores e participantes ativos no desenvolvimento da Internet em respeito pelos direitos de autor e pelas regras de segurança e privacidade.

Estes nativos digitais com especiais apetências para as novas tecnologias carecem ainda de informação e experiência para enfrentar os desafios que são colocados pela realidade virtual. O mundo digital tem regras que enquanto utilizadores e criadores, os jovens devem ter presentes.

Assim, realiza-se no mês de novembro um ciclo de conferências NETtalks dirigidas a jovens alunos com especial enfoque nas questões do mundo digital e nos direitos de autor. Poderá ser consultado o calendário das conferências em www.sitestar.pt.

Esta iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros entre eles a Direção Geral de Educação (DGE), a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a Fundação GDA, a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro Internet Segura.