Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Miguel Pupo Correia
Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e Vogal do Conselho Diretivo do .PT
09-06-2022
"DNS versus Blockchain versus DNS"
O que é que DNS tem que ver com Blockchain e o que é que Blockchain tem que ver com DNS? Antes de responder é preciso ver o que significam os dois conceitos, mas o de DNS é sobejamente conhecido dos leitores do blog, logo passemos ao segundo.

O termo Blockchain é confuso porque tem (pelo menos) dois significados. Por um lado, significa uma forma de organizar informação: uma sequência de blocos de dados. Por outro, o mais interessante, designa um sistema distribuído -- vários computadores que comunicam através da Internet -- que mantêm uma cópia da sequência de blocos, garantindo elevada disponibilidade e integridade. Ou seja, uma Blockchain (como a Bitcoin, a Ethereum, a BNB Chain ou a Avalanche), replica os dados de modo a assegurar disponibilidade e integridade. Mais, muitas Blockchains são descentralizadas, ou seja, são geridas por um conjunto de entidades diferentes e independentes.

O sistema DNS contém dados que são críticos, logo vários investigadores propuseram armazenar esses dados numa Blockchain. É uma forma óbvia de aproveitar a replicação da Blockchain para assegurar a disponibilidade e integridade dos Resource Records do DNS. Portanto, podemos dizer que a Blockchain pode ajudar o DNS.

As Blockchains representam contas e executam Smart Contracts, identificados por endereços que são bem mais longos e indigestos do que os tradicionais endereços IP. Por isso, surgiu a ideia de ter serviços de nomes, como o Ethereum Name Service, para guardar associações entre nomes e endereços Blockchain. É uma boa ideia mas o Ethereum e outras Blockchains são infraestruturas partilhadas cuja utilização é moderada através do pagamento de quantias significativas. Logo cada pedido de resolução de um nome, custa dinheiro...

Numa parceria do .PT com o Instituto Superior Técnico e o INESC-ID estudámos uma solução alternativa: usar o DNS como serviço de nomes para o mundo Blockchain. A ideia consiste em guardar associações entre nomes e endereços Blockchain no DNS. Esta solução é simples, gratuita para quem tem um nome de domínio, e dá garantias semelhantes às fornecidas por uns Blockchain. Afinal de contas, o DNS também é replicado, gerido por entidades diferentes e independentes, espalhadas por todo o mundo.

Assim se vê que não apenas a Blockchain pode ajudar o DNS, como também o DNS pode ajudar a Blockchain.



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts