Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Ricardo Pires
Cybersecurity Manager do .PT
24-05-2021
As chaves da nossa casa digital
A segurança das nossas palavras-passe começa logo desde o momento inicial da sua criação. Quando definimos as nossas palavras-passe, devemos pensar que estas são a chave para a nossa casa digital e tal como adotamos cuidados especiais para manter a chave da nossa casa "física” segura, no mundo digital também devemos ter os mesmos cuidados.

Deixamos 5 dicas fundamentais para a criação e gestão das vossas palavras-passe de forma mais forte e resiliente a ataques:

O mais longa possível: um exemplo é a utilização de uma frase fácil de memorizar.
Utilização de caracteres variados: acrescentar complexidade na palavra-passe com a utilização de números, letras maiúsculas e minúsculas e ainda caracteres especiais.
Não incluir informações pessoais: datas de nascimento, partes do nome e apelidos, morada ou números de contribuinte não devem fazer parte da nossa palavra-passe.
Múltiplos-fatores: utilizar, sempre que possível, múltiplos fatores de autenticação. Irá aumentar substancialmente a vossa segurança e, no limite, impedir alguém de entrar na vossa casa digital.
Software de Gestão de Passwords: é difícil memorizar tantas passwords, para tantos serviços que subscrevemos. Recomendamos a utilização de softwares de gestão de passwords que vos permitirá guardar de forma segura todas as vossas passwords e impedir que as esqueçam. Um exemplo de um software de gestão de passwords é o KeePass.

Hoje a dúvida que se impõe não é "se" mas "quando" seremos atacados. Por isso é importante estarmos alerta para os perigos no ciberespaço. O fator humano continua a ser o elo mais fraco na cadeia de um ataque cibernético, seja através de e-mails de Phishing do vosso banco ou na compra e venda de produtos em plataformas de e-commerce.

Quer saber se as suas credenciais alguma vez foram expostas em algum ataque? Clique aqui




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts