Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

A importância da escolha do domínio para o SEO
Marco Gouveia
Consultor e Formador Marketing Digital & Google Regional Trainer
02-02-2023
A importância da escolha do domínio para o SEO
Quando se inicia um projeto online, é habitual depararmo-nos com uma quantidade variadíssima de questões que podem ser decisivas para o sucesso do mesmo. Entre elas surge, certamente, a dúvida sobre qual será o domínio mais indicado para o nosso website, uma vez que é, entre muitos outros, um fator que afetará o posicionamento das nossas páginas nos motores de pesquisa.

A posição em que surgem as páginas de um website nos motores de pesquisa, como o Google, Yahoo, Bing, etc., depende da relevância e autoridade que os algoritmos dos mesmos lhes atribuem - e isso, como sabemos, pode ser otimizado através do SEO.

Para os menos familiarizados com o termo, SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Motores de Busca. 

De forma genérica, o SEO diz respeito a um conjunto de técnicas implementadas online com o objetivo de aumentar a visibilidade de um website na pesquisa orgânica dos motores de pesquisa. Por norma, concentramos o nosso esforço na otimização para o algoritmo do Google, por ser o maior motor de pesquisa do mundo.

Ora, embora os fatores de classificação que derivam da escolha do domínio não sejam muito abordados, motivo pelo qual a sua importância é frequentemente subestimada, essa decisão pode influenciar o posicionamento das páginas do um website nos motores de pesquisa, pelo que deve ser altamente ponderada.

O que é um domínio?


O domínio consiste num nome através do qual se pode aceder a um website. Todos os websites estão alojados em servidores que são identificados através de um determinado endereço IP e este endereço pode ser encarado como uma "morada” do servidor, diferenciando-o, desta forma, dos restantes servidores. 

Os endereços são representados apenas por números, no entanto, esse formato não é de fácil memorização e seria bastante complicado aceder aos websites apenas através dele. Assim, foram criados os domínios, que são um nome mais "simpático" para um determinado site poder ser mais facilmente identificado. 

Os domínios têm um impacto bastante significativo no SEO, sendo um dos fatores-chave de qualquer projeto na internet. Por isso, para registar ou comprar um domínio, existem alguns fatores a ter em conta, entre os quais destaco a extensão de domínio escolhida. 

A escolha da extensão a utilizar no seu negócio pode influenciar a sua imagem, bem como a forma como o website é processado pelos motores de pesquisa.
Associado a cada domínio existe sempre uma extensão que, muitas vezes, está associada a um determinado país. Por exemplo "pt" (Portugal), "es" (Espanha), "co.uk" (Reino Unido) ou "de" (Alemanha). 

Este tipo de domínios são utilizados para segmentar geograficamente um determinado site, tornando-os mais relevantes em termos de SEO local. 

Existem ainda extensões mais genéricas, por exemplo, o ".com" ou ".net" que não têm nenhum país específico associado. 

Como escolher a extensão de domínio mais indicada?


Além da imagem que transmite para os utilizadores, a forma como um website aparece nos motores de pesquisa pode ser influenciado pela terminação do seu domínio. 

Por exemplo, para uma pesquisa em Portugal, os domínios ".pt" serão privilegiados pelos motores de pesquisa. 

Por oposição, numa pesquisa feita em Espanha, os domínios com terminação ".pt" terão, tendencialmente, menos prioridade do que os domínios com a extensão ".es".

Um domínio específico de um país traz mais-valias a nível de SEO para empresas locais e nacionais que querem chegar apenas a este público.  

Posto isto, se planeia vender um produto ou serviço para o mercado nacional, o mais indicado será, sem dúvida, registar um domínio com a extensão ".pt". 

Por outro lado, se deseja apelar a público de um outro país específico deverá ponderar a utilização de domínio respetivo. Por exemplo, se quer vender os seus produtos com especial destaque no mercado espanhol, poderá optar pelo registo de um domínio ".es". 

Em qualquer dos casos, deve escolher um nome rico em palavras-chave e ainda providenciar conteúdo de qualidade, de modo a posicionar-se melhor nos resultados de pesquisa orgânica dos motores de pesquisa.

Porque deve escolher um domínio .pt?


O .pt oferece um  serviço de registo de domínios de acordo com os padrões de fiabilidade e qualidade do mercado. Assim, um domínio .pt transmite segurança e fiabilidade, ajuda a posicionar o negócio geograficamente e ainda melhora o seu posicionamento a nível local nos motores de pesquisa. 

Além disso, é uma aposta na identidade portuguesa, contribuindo para a dinamização digital no país.

Hoje, o tempo de registo de um domínio é muito reduzido e não sujeito a procedimentos administrativos complicados. Sem perdas de tempo, e se todo o processo estiver completo, pode ter o seu domínio online no prazo de 2h.




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts