Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Cerca de 100 jovens aprendem a combater riscos online no re_B00TCMP em Coimbra

05-12-2025
Cerca de 100 jovens aprendem a combater riscos online no re_B00TCMP em Coimbra
05-12-2025
A segunda edição do re_B00TCMP juntou hoje em Coimbra cerca de 100 alunos e 14 pais e professores para uma manhã intensiva de aprendizagem sobre os riscos do mundo online e a importância de comportamentos seguros e responsáveis. A iniciativa, organizada pelo .PT, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), pela Polícia Judiciária (PJ) e pela Cybers3c, integra a rede europeia InterCOP e contou com o apoio dos patrocinadores Cisco, Fortinet e Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos, bem como dos parceiros locais TUMO Coimbra, Escola Secundária D. Dinis e Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Pensada para jovens dos 15 aos 18 anos, esta iniciativa tem o objetivo de fortalecer as competências digitais da próxima geração, transformando-os de meros utilizadores em cidadãos digitais conscientes e proativos. A sessão de abertura, conduzida pelos representantes das quatro entidades organizadoras, sublinhou a importância de uma abordagem colaborativa para a construção de um ambiente digital mais seguro, que envolva e capacite os próprios jovens como agentes ativos da sua segurança online.

O programa contou com uma keynote da Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial), que partilhou a perspetiva europeia sobre a prevenção do cibercrime. Seguiram-se workshops dinâmicos liderados pela PSP e pela PJ, focados em temas como a prevenção de riscos online e a identificação de sinais precoces de comportamentos desviantes.

Para Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT, "A confiança está na base do digital, e constrói-se com infraestruturas e sistemas seguros e resilientes, mas, também, com pessoas, independentemente da faixa etária, devidamente capacitadas. O re_B00TCMP é a materialização da nossa visão: trazer mais jovens para a 'sala das máquinas' da tecnologia, não apenas como consumidores, mas como arquitetos de um futuro digital mais seguro."

Um dos pontos altos do evento foi o challenge de ethical hacking, onde os jovens puderam testar as suas competências de forma supervisionada. Além da presença de vários stands informativos, havia ainda uma área de gaming dinamizada pela polícia, que utilizou o ambiente dos jogos para dialogar com os jovens sobre segurança.

Para Luís Carrilho, Superintendente-Chefe, Diretor Nacional da PSP, "A nossa missão vai além da reação ao crime, ela começa na prevenção. Iniciativas como o re_B00TCMP permitem-nos dialogar diretamente com os jovens, pais e professores, fornecendo-lhes as ferramentas práticas de que necessitam para navegar a internet com segurança e realizar escolhas conscientes e legais."

"A Polícia Judiciária está na linha da frente no combate ao cibercrime, usando tecnologia avançada e equipas especializadas para garantir um ‘mundo digital’ mais seguro para os jovens. A participação no re_B00TCMP.pt reforça o nosso compromisso com a inovação, a partilha de conhecimento e a promoção de competências essenciais para enfrentar os desafios atuais da investigação criminal", afirma ainda o Diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da PJ, Dr. Carlos Cabreiro.

De acordo com Joel Russo, CiberSecurity Sorcerer, Cybers3c, "O ethical hacking foi um momento muito importante. Ao desafiar os jovens a pensar como um atacante, dentro de um quadro ético, estamos a prepará-los para serem os defensores de amanhã, capazes de proteger as infraestruturas que suportam a nossa economia."