Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Um olhar sobre 2024
Luisa Ribeiro Lopes
Presidente do .PT
30-04-2025
Um olhar sobre 2024
Recentrar a atividade do .PT na sua missão principal: o registo, gestão e manutenção de nomes de domínio, após alguns anos em que acumulámos a gestão de uma iniciativa de política pública na capacitação digital: INCoDe.2030; reformular a visão estratégica de inovação e modernização tecnológica com foco na transformação organizacional, sustentada por uma cultura de melhoria contínua, automação, colaboração, valorização do capital humano e conhecimento interno; apostar na presença e participação do .PT nos diversos fóruns internacionais: CENTR, ICANN, LUSNIC e IGF, enquanto se assiste a uma desaceleração no crescimento da indústria dos nomes de domínio, que enfrenta um período de maturação, onde a atração de novos registos se torna mais desafiante e a retenção de domínios ativos assume um papel central na estratégia de sustentabilidade dos ccTLDs. garantindo ainda que o crescimento do .pt continua significativamente acima da média europeia, refletindo a resiliência do domínio nacional e a sua forte presença no mercado português, fazem de 2024 um ano de viragem do .PT na sua atividade, atenta a importância de manter e reforçar a sustentabilidade da organização.

2024 foi também o ano em que se efetuou uma reflexão estratégica do futuro da organização num horizonte a 2030, com a definição de uma nova visão e missão, os objetivos e as expectativas da organização, bem como os valores que importa acrescentar: Impacto; Independência; Colaboração, Internacionalização e Inovação, àqueles que já eram os valores da organização e que se mantiveram essenciais: Segurança; Transparência; Rigor; Confiança; Ética; Inclusão e Responsabilidade. Foi também desta reflexão que se destacaram as grandes áreas de Intervenção, com relevância para a atividade principal (registo, manutenção e gestão dos nomes de domínio sob .pt) e para as áreas conexas, como a cibersegurança e a regulação comunitária e nacional de impacto para a nossa atividade.

Em termos de crescimento acumulado, o .pt atingiu 1 927 218 domínios registados a 31 de dezembro de 2024, com uma taxa de crescimento de 8.14% no número de registos face aos 9.3% de 2023, reflexo dos desafios enfrentados pela indústria dos domínios, onde se destaca a crescente concorrência de novas soluções tecnológicas e a, ainda, reduzida maturidade digital do tecido empresarial português.

Com foco na proteção das funções críticas e numa abordagem mais participativa na partilha de informação de boas práticas de cibersegurança com as autoridades e com as nossas partes interessadas, prosseguimos os compromissos estabelecidos no Plano de Atividades, tendo sido assegurado o cumprimento com os normativos de cibersegurança com a implementação do novo referencial ISO/IEC 27001:2022 e ainda com certificação com nível ouro no referencial DNP TS 4475-1. No capítulo da qualidade foi garantida a manutenção da certificação da ISSO 9001:2015 com entidades reconhecidas, terceiras e independentes e evidenciado, em sede de auditoria, o compromisso de garantir uma gestão do ccTLD português mais seguro, resiliente e com elevados níveis de desempenho e conformidade do serviço.

Numa abordagem orientada aos riscos, foi conduzida a análise aos riscos nas dimensões da cibersegurança e da qualidade, tendo sido ainda efetuada a revisão do Plano de Continuidade de Negócio, acompanhada da realização de testes de continuidade.

Relativamente à marca .PT foi lançada uma Estratégia de Comunicação do .PT, uma bússola que nos orienta para a prossecução dos objetivos da marca e após a concretização das ações de comunicação pré-definidas e levadas a cabo, avaliámos mais uma vez a marca .PT, através do Estudo de Brand Health & Imagem .PT, conduzido no mês de dezembro que revelou um aumento de notoriedade em relação a 2023, especialmente no target profissional (de 76% para 82%), sendo o domínio de Portugal cada vez mais uma escolha de quem quer ter uma presença na internet, pela associação a Portugal, a facilidade, acessibilidade, a segurança, confiança e qualidade.

No âmbito da gestão de pessoas e espaço, os principais desafios passaram pela atração e retenção de talento, devido à saída de elementos qualificados e nova necessidade de recursos qualificados; pela revisão do modelo de avaliação de desempenho e biblioteca de competências; pelo estudo e implementação de plataforma integrada de gestão de talento; pela gestão e segurança física do Barra Barra; e ainda, pelas iniciativas de engagement, motivação, saúde e bem-estar, as quais se têm vindo a revelar essenciais, contribuindo para a manutenção de uma equipa com elevada resiliência, adaptabilidade e capacidade de inovação.

Em 2024, reforçou-se o compromisso com o desenvolvimento de programas de estudo tecnológicos e projetos inovadores, que, para além de relevantes para o .PT, também promovem a integração de alunos no mercado de trabalho, oferecendo experiências práticas em contextos profissionais. Neste âmbito, o .PT acolheu e orientou dois estágios de mestrado nas áreas de DNSSEC e cibersegurança, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais dos estudantes e promovendo a inovação no .PT. A inovação tecnológica na gestão de pessoas tem vindo a ganhar espaço, e, este ano, teve importantes desenvolvimentos, que contribuem fortemente para a atração e retenção do talento, como é o caso da Nossa App, uma inovadora plataforma integrada de gestão de talento, projetada para otimizar e transformar a forma de interação e de gestão das equipa e processos de gestão de pessoas.

Continuamos comprometidos com a sustentabilidade nos eixos ambiental, social e governança. Reforçámos as nossas iniciativas e parcerias, promovendo boas práticas e contribuindo para um futuro mais sustentável. No âmbito do eixo ambiental renovámos a certificação do Selo de Maturidade Digital de Sustentabilidade – nível prata.

O .PT tem como propósito criar pontos de conexão entre Portugal e o mundo, e de fortalecer o ecossistema digital. Por isso, incorporamos também a missão de contribuir para a dinamização da Internet e para a promoção das competências digitais em Portugal, principalmente nas vertentes de inclusão, capacitação digital e igualdade de género, pelo que realizou e apoiou diversas iniciativas ao longo do ano, reforçando o papel da organização na dinamização de projetos e eventos que contribuem para o desenvolvimento digital da sociedade: Apps for Good, projeto @tualiza-te, Engenheiras por 1 Dia, STEM Labs; Women in Tech, WIT Kids, IDC Directions, Portugal Digital Summit, Prémios Navegantes XXI, Sitestar.pt , são alguns dos muitos projetos e iniciativas que aqui se destacam.

Neste período, as matérias em torno da Governação da Internet emergiram como prioritárias, estando no topo da agenda de fóruns inquestionáveis como as Nações Unidas, a União Europeia, a UNESCO, a OCDE, a ICANN, o IGF, o CENTR, entre outros. A importância do papel dos ccTLD’s, como o .pt, nesta vasta discussão, enquanto um dos representantes da comunidade técnica que, em conjunto com a academia, os governos, as empresas e a sociedade civil, preenchem o elemento subjetivo subjacente ao funcionamento do modelo multiparticipativo, é inquestionável.

O .PT, enquanto gestor do domínio de topo de Portugal e de uma infraestrutura digital de importância crítica e essencial ao funcionamento da Internet, tem procurado acompanhar e, sempre que possível, influenciar as discussões, nacionais e internacionais, com impacto sobre o futuro da Internet. Nesta medida, e priorizando o contexto nacional, considerámos fundamental participar na consulta pública realizada à Estratégia Digital Nacional, partilhando a visão do .PT para o desenvolvimento seguro, sustentável, confiante e transparente do ecossistema digital nacional. Durante o ano, continuámos a representar o .PT em diversos fóruns internacionais nos quais se anteveem e problematizam os caminhos que o digital seguirá, são disso exemplo a participação nas reuniões, e em grupos de trabalho específicos, da ICANN, do CENTR, do IGF, do EuroDIG, do RIPE e do DNS OARC.

Ao longo do ano fez-se um acompanhamento da evolução do quadro legislativo e regulamentar decorrente da aprovação e entrada em vigor de vários diplomas com impacto na nossa atividade, a nível nacional e europeu, tendo o ano sido foi marcado pelo acompanhamento do processo de transposição para o ordenamento jurídico nacional da Diretiva NIS2, diretamente aplicável ao .PT, na qualidade de entidade essencial, e pelos desenvolvimentos interpretativos e legislativos europeus nesta matéria.

Um ano de viragem, de consolidação e de procura de novas soluções para os desafios que se colocam na indústria dos domínios e no ecossistema mundial da Internet. Em 2024 refletimos sobre o futuro que queremos e que iremos implementar em contextos cada vez mais desafiadores, mas que nos comprometemos a responder de forma positiva e coordenada com os colaboradores, associados, parceiros e todos os que optam por escolher a confiança do .PT.

Relatório completo disponível aqui



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts