Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Rumo a 2026: as grandes linhas de atuação do .PT
Luisa Ribeiro Lopes
Presidente do .PT
19-12-2025
Rumo a 2026: as grandes linhas de atuação do .PT
O ano de 2026 inicia-se num contexto exigente para o ecossistema digital, dentro e fora de fronteiras. Num momento em que os resultados obtidos em 2025 reforçaram a relevância e posicionamento do .PT e tornam a sua responsabilidade e compromisso ainda maior. O crescimento estável do .pt num mercado maduro, e contrariando até a tendência europeia, a consolidação das relações com parceiros e o reconhecimento internacional traduzido no anúncio da ICANN Lisboa, em 2027, demonstram a confiança crescente na organização e o seu papel central num ecossistema marcado pela aceleração tecnológica, pela adoção massiva da inteligência artificial e pelo aumento das ciberameaças. Este enquadramento sublinha, reitera-se, a responsabilidade acrescida do .PT enquanto gestor de uma infraestrutura crítica essencial ao funcionamento da economia e da sociedade.

Prosseguimos, assim, o ciclo estratégico rumo a 2030, orientados pelos valores que têm definido a identidade do .PT: segurança, transparência, rigor, confiança, ética, inclusão e responsabilidade, reforçados pelos pilares da inovação, colaboração, internacionalização e impacto. Estes princípios norteiam a atividade principal da organização e orientam a necessidade de adaptação contínua a um ambiente regulatório, tecnológico e operacional cada vez mais complexo.

A maturidade do mercado nacional de domínios, reforça a importância da retenção da base existente e da melhoria contínua da qualidade de serviço. Mas queremos continuar a criar valor e a fazê-lo norteados por uma estratégia responsável de inovação. A previsão de um crescimento na ordem dos 7% para 2026 confirma esta estabilidade, demonstrando a confiança que o .pt continua a merecer. Neste âmbito, será dada continuidade à consolidação do protocolo ENH, preparada nos últimos anos e agora aprofundada com ajustes operacionais que permitirão otimizar o processo de criação de domínios associados a novas empresas. Complementando esta evolução técnica, será reforçada a aposta na valorização e otimização de serviços já estabelecidos, garantindo que continuam a acrescentar valor a clientes e parceiros. Paralelamente, e com o objetivo de diversificar fontes de receita e reforçar a sustentabilidade financeira, serão preparados e/ou lançados novos produtos que representam uma evolução natural dos estudos conduzidos em 2025: os domínios premium, uma nova categoria de nomes com características exclusivas e elevado potencial estratégico e comercial, cuja comercialização em condições específicas constituirá uma fonte adicional de receita; e o sistema de drop zones, destinado a otimizar a disponibilização de domínios expirados e a criar novas oportunidades de crescimento. 

O relacionamento com os registrars permanecerá como um dos pilares essenciais da atuação do .PT. Em 2026 serão realizados dois encontros presenciais anuais, complementados por um Dia dos Registrars online e bilingue, e será aprofundada a proximidade através da iniciativa Ligar Pontos, que prevê visitas presenciais aos nossos parceiros. Este trabalho será acompanhado pela disponibilização de conteúdos formativos e informativos e pela realização do questionário anual de feedback, garantindo que as prioridades da organização incorporam as necessidades reais da rede de parceiros.

No domínio do atendimento ao cliente final, este será um ano de avaliação aprofundada do modelo em vigor, incluindo a análise de alternativas para a prestação deste serviço, com vista a garantir maior eficiência, rapidez e qualidade.

Esta combinação de propósitos estará em muito refletida nas novas Regras de Registo de Domínios que, 5 anos volvidos, esperamos virem agilizar e simplificar processos, de forma alinhada com a lei aplicável e com outros instrumentos acessórios, mas determinantes, para a consolidação de uma cultura interna de compliance.

A expansão para um novo datacenter, baseado numa arquitetura híbrida que conjuga ambientes on-premises dedicados com clouds privadas, reforçará a resiliência e a redundância da infraestrutura. Será implementado o serviço de Application Management Support e desenvolvidas intervenções estruturantes no SIGA, incluindo a revisão da arquitetura Outsystems, a integração com as plataformas SendGrid e Splunk e a operacionalização do acesso às bases de dados históricas. Será ainda intensificada a monitorização end-to-end dos serviços críticos, garantindo uma resposta mais célere e uma operação mais eficiente.

Importa destacar ainda que o novo Regime Jurídico da Cibersegurança introduzirá um conjunto exigente de obrigações que terão impacto imediato na atividade do .PT enquanto operador essencial. Esta transposição da Diretiva NIS2 reforça significativamente os requisitos de governação interna, gestão de risco, segurança das redes e sistemas e reporte obrigatório de incidentes. O ano de 2026 será determinante para assegurar a plena conformidade com este novo instrumento legal e para integrar estas exigências na operação diária, reforçando a articulação com o PTSOC e a consolidação da capacidade de resposta e monitorização de ameaças.

Os estudos mais recentes sobre a economia digital evidenciam o peso crescente do digital na produção, no emprego e na receita fiscal nacional e confirmam a rápida adoção da inteligência artificial por cidadãos e empresas. Estes dados reforçam a importância de infraestruturas digitais robustas, seguras e de confiança, e sublinham o papel do .PT enquanto garante da integridade e fiabilidade do espaço digital português, mas também enquanto líder do ecossistema digital em Portugal num ambiente de inovação que se mantém como um eixo estruturante da atuação da organização, que junta o impacto digital. O compromisso com a inclusão, a capacitação e a literacia digital continuará a ser prosseguido em estreita colaboração com entidades parceiras, reforçando a intervenção social do .PT. O edifício Barra Barra manter-se-á como espaço de encontro, formação e partilha para toda a comunidade digital, mas também como espaço que se quer verde e sustentável. Paralelamente, continuará a ser desenvolvido o Observatório para o Digital, integrado na evolução da plataforma Ponto Digital, reforçando a missão de promover transparência, literacia digital e conhecimento rigoroso sobre o ecossistema digital nacional.

A internacionalização manter-se-á como uma dimensão central da atuação. O .PT continuará a participar ativamente nos grupos de trabalho do CENTR e da ICANN, nos fóruns nacionais e internacionais de governação da Internet e nas iniciativas da LusNIC, aprofundando a cooperação com os países da CPLP e reforçando a presença da língua portuguesa no digital. A realização da ICANN Lisboa em 2027 constituirá um momento de especial relevância para a organização e para Portugal.

A reputação de uma organização é hoje um poderoso ativo, temos isso presente. Continuaremos a investir na visibilidade e notoriedade da marca .PT e do domínio .pt, aprofundando o caminho construído ao longo dos últimos anos. O nosso objetivo é aproximar a marca .PT de novos públicos, aumentando o seu reconhecimento entre quem ainda não a conhece e, desse modo, promover o crescimento do número de registos e renovações em .pt. Neste âmbito, a aposta nos meios digitais de grande e eficaz alcance será determinante, o novo site do .PT fechará o ano certamente em grande.

Por fim, a atuação do .PT continuará a pautar-se pela prudência e rigor na gestão financeira, como o Orçamento proposto é disso prova, assegurando a sustentabilidade da organização e a afetação eficiente dos recursos às prioridades estratégicas, mantendo-se a busca ativa de soluções complementares de financiamento.

No .PT, todas e todos são importantes. Porém, as nossas palavras finais não podiam deixar de se dirigir a uma equipa comprometida, dedicada e que diariamente faz do .PT. aquilo que hoje somos. É com ela que também contamos em 2026.

O ano de 2026 representa a continuidade de um ciclo assente na segurança, na responsabilidade e na ambição de reforçar a confiança e a resiliência associadas ao .pt, consolidando o papel do .PT enquanto referência nacional e internacional no ecossistema digital.

Plano de Atividades e Orçamento completo disponível aqui




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts